Revisão de texto Coerência e coesão Escrever: técnica e arte

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quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Dica da Língua Portuguesa nº 17: MONOSSÍLABO – tônico; átono

Vamos observar a diferença entre as duas frases a seguir:

1.    Ele vai por onde?

2Ele vai pôr onde?

Se analisarmos o aspecto físico, a diferença é apenas o acento diferencial circunflexo. Acerca da questão morfológica, diríamos: na frase 1, o por é preposição; na frase 2, o pôr é verbo. Sobre a significação, verifica-se o contexto frasal, nota-se que os sentidos das frases 1 e 2 são diferentes.

Em relação ao fator tonicidade, o por (sem acento) constitui-se um monossílabo átono; e o pôr (com acento) representa um monossílabo tônico.

Para classificar um monossílabo em tônico ou átono, ou seja, para perceber a tonicidade, é necessário pronunciá-lo numa sequência de palavras. O monossílabo átono se apoia sempre em outro vocábulo (divide a sonoridade); o monossílabo tônico é autônomo (a sonoridade dele é independente). Agora, façamos o teste: pronunciemos as duas frases acima (1 e 2). Há uma diferença de força ao pronunciarmos o por (preposição) e o pôr (verbo).

Depende do contexto o monossílabo ser tônico ou átono. Exemplo: que, se pronome relativo (não antecedido de preposição nem seguido de pausa) ou conjunção integrante, é átono. E quê, se for substantivo e se compuser o advérbio interrogativo em fim de frase, é tônico. Vejamos: Ele sabe que a eufonia trata-se do bom som.; “Meu bem querer tem um quê de pecado...”

Lembramos: o que define a tonicidade não é o acento gráfico, e sim a pronúncia numa relação entre palavras e a independência (ou não) no que se refere à sonoridade. Exemplos: vem, vêm, tem, têm (todos são monossílabos tônicos).

Os monossílabos correspondentes às classes de palavras substantivos, verbos, adjetivos são sempre tônicos.

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