Revisão de texto Coerência e coesão Escrever: técnica e arte

Revisão de texto Coerência e coesão Escrever: técnica e arte
Livro imprescindível aos(às) profissionais do texto: escritor(a), revisor(a), professor(a), jornalista, jurista...

domingo, 18 de dezembro de 2011

Barcelona 4 X 0 Santos: uma LIÇÃO de Futebol (18/12/2011)

O Santos perde do Barcelona (Final do Mundial Inter-clubes da FIFA). Ser derrotado pelo melhor time do mundo é "aceitável". O Barcelona não é só a melhor equipe da atualidade: é o melhor que já vi jogar em todos os tempos. Talvez não seja mais que o Santos de Pelé (esse não vi atuando). Assisti à Holanda de 74 (Carrossel Holandês), conheci o Flamengo de Zico, emocionei-me com a Seleção Brasileira de 82 (antes do Barcelona, a melhor Seleção de todas), encantei-me com Espanha na Copa do Mundo de 2010: nenhum desses é superior ao Barcelona.


Talvez alguém até ache engraçado o que vou falar: o Santa Cruz, de Recife, na década de 70, passou mais de 20 partidas invicto utilizando uma filosofia de jogo parecida com a do Barça: marcação desde a saída de bola (isso inclui Campeonato Pernambucano, Campeonato Brasileiro e excursão pela Europa e Oriente Médio). Viva o Mestre Gradim.


Voltemos ao jogo: de acordo com a minha experiência, uma coisa é certa: agiu com medo, perde. Não existe uma fórmula 100% (em determinadas situações, futebol também é sorte), mas o Santos utilizou a filosofia errada: três zagueiros e um meio-campo mais aberto, jogou muito recuado. Se eles não dão espaço, também não devem receber espaço. O feitiço deve virar contra o feiticeiro. O Santos, quando adiantou o time no segundo tempo, criou três situações de gol em 13 minutos, mas já era tarde...


Como disse Neymar, foi uma LIÇÃO de Futebol, "se o Santos implantar esse estilo de jogo, ninguém nos vence." O Barcelona joga simples: posse de bola, marcação pressão, todo mundo corre pra marcar, ocupa os espaços vazios do campo, triangulações, verticaliza a bola e alguém entra em diagonal para receber, passes precisos. Tudo isso aliado à técnica e à habilidade de jogadores como Iniesta, Xavi, Fabregas, Messi, Daniel Alves e todos os outros... Outra coisa é o preparo físico invejável.


Só existe um meio de parar o Barcelona é tirar-lhe o espaço e igualar, no mínimo, a posse de bola, se for possível. Jogadores dessa qualidade não podem receber a bola e pensar; deve-se também jogar agredindo pra que eles não fiquem "o tempo todo" no campo de ataque. Como "dirigir / controlar" um carrossel?


A Neymar um recado: não desanime, cara! Hoje não era o dia. Você só tem 19 anos e já é um dos melhores do mundo, completo em todos os fundamentos na sua posição, melhor do que Messi. Então, é só trabalhar pesado, talento Você tem, e muitas emoções virão proporcionadas pelo seu Futebol. Falei, antes, sobre o melhor time do mundo. Agora, digo, afora Pelé, não existe nenhum atacante que possua o seu reflexo: isso é coisa de gênio, vencedor que traz muitas alegrias à Nação Brasileira.
   João Lover

Nenhum comentário:

Postar um comentário