Revisão de texto Coerência e coesão Escrever: técnica e arte

Revisão de texto Coerência e coesão Escrever: técnica e arte
Livro imprescindível aos(às) profissionais do texto: escritor(a), revisor(a), professor(a), jornalista, jurista...

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Dica da Língua Portuguesa nº 3 – Ambiguidade: embaraço na coerência do discurso

A ambiguidade pode funcionar muito bem na poesia, mas, em geral, deve ser evitada... Observe-se um caso em que ocorre essa situação, ou seja, quando tecnicamente o leitor é levado a outro entendimento do texto: estava lendo uma reportagem da Revista ISTO É (n° 2178, dia 10/08/2011), título: ATRAÇÃO FATAL PELA BOLA, escrita pela Jornalista Cláudia Jordão. 

Vamos à matéria: "Por que a mistura de juventude, futebol e mulheres costuma ser explosiva, como no caso da namorada de Rafael Silva, jogador da Portuguesa, que morreu após cair do 15° andar de um prédio em São Paulo...". Quando a leitura chega a esse ponto, entende-se que o jogador teria morrido, mas, na verdade, foi a namorada, isso é visto mais adiante. Verifica-se um contratempo que vitima o leitor.

A Jornalista usou uma oração subordinada adjetiva explicativa: "que morreu após cair do 15° andar de um prédio em São Paulo" para especificar a namorada. No entanto, pela distância entre determinante e determinado, houve a complicação.

O "problema" poderia ser resolvido da seguinte maneira: ... como no caso da namorada de Rafael Silva, jogador da Portuguesa. Ela morreu após cair do 15° andar de um...

Deve ter sido desatenção da jornalista. Todo cuidado é pouco, o escrito sempre é uma preocupação, e todos nós estamos sujeitos ao escorrego. Por isso, conhecer tecnicamente o sistema é fundamental, e também sempre revisar o discurso.

    João Lover

Um comentário:

  1. Pois é João, a jornalista vitimou não só o leitor mas também o provável assassino. Seria essa uma vingança?

    Grande João, parabéns pelo blog. Muito bom, gostei mesmo.

    o meu é esse aqui: http://oblogdediego.blogspot.com/

    ResponderExcluir